1 de abril de 2013

Trilogia da Pascoa (3) : O amor e o sacrificio do Pai


"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigenito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna" João 3:16

Eu estou aqui para lhes falar obre um pai que amou seu filho,  e um filho que amou seu pai.

O jeito que esta historia ira se desdobrar para você é um pouco diferente. Peço que voce primeiro veja esse video. Mesmo que não entenda o que é falado, mas tente captar a mensagem que as imagens trazem. Ou, se possivel, leia o texto e assista o video simultaneamente. É a historia do sacrificio de Jesus, contada um pouco diferente.



Você vê um pai que estava indo para casa e passa na escola para pegar seu filho e diz : “ Filho porque você não vai ao trabalho comigo hoje?” o garoto amou sua idéia e quando ele foi pegar seu filho ele era o garoto mais feliz do mundo. Ele sabia que passaria a tarde inteira com seu pai no trabalho, e ele poderia usar seu casaco, andar com ele e tomar chocolate quente porque era um dia muito frio. E foi isso que foram fazer.  Mas esse garoto era diferente, esse garoto não era normal, ele via coisas que, enquanto ia com seu pai para o trabalho, outras pessoas não notavam. Ele via coisas que outras pessoas não percebiam, ele viu um homem de roupão no meio da rua que estava gritando para uma mulher na janela do segundo andar , que estava muito brava com com o homem, e não queria ouvir o que ele tinha a dizer. Esse garoto como todas outras pessoas descelerou e observou. Ele viu a magoa e a dor, a angustia e a tristeza. Ele viu a janela fechar e o homem, desesperado, tentando chamar sua mulher, mas em vão. Que o sofrimento dele não impotava.  E esse garoto para e vê que tudo isso. E o pai o pega pela mão e diz: “Vamos logo, senão chegamos atrasados!” e o garoto insiste em olhar para o homem mais uma vez pensando “Será que posso parar com sua dor? Posso parar com seu sofrimento?”  Mas o garoto amava seu pai e não queria se afastar dele então eles vão até a estação e pegam um bonde, e o garoto começa a notar novas pessoas que ele nunca tinha visto e  começa a perceber coisas assim que entrou no trem. Ele viu um homem e uma mulher, e o homem parecia muito feliz, porém a mulher estava triste. E ele não entendeu como eles estavam juntos, se o homem estava feliz, e a mulher triste, mas o homem não parecia ligar para ela. Ele sabia que havia algo errado, ele sentia isso, ele tinha esse instinto que lhe fazia se importar com as pessoas, mesmo amando seu pai acima de todas as coisas. E ele sabia que o pai o amava de volta, e mesmo vendo toda a dor e sofrimento do mundo ele sabia que o pai estava ali, ao seu lado.  E enquanto ele caminhava com seu pai para o trabalho ele dizia “Pai o que vou fazer quando crescer? Vou ter um trabalho legal que nem o seu? Eu vou ser alguém importante? Eu não sei mas eu quero mudar o mundo, eu quero ajudar as pessoas! Eu quero fazer algo grande, algo lindo, eu quero ajudar alguém!” e seu pai o olhava e dizia “ Filho você será grande! Voce ira mudar o mundo! Sua vida será inacreditável!”
Quando eles chegaram a ponte ele pode ver onde o pai trabalhava. Essa ponte era muito importante, pois vários barcos passavam por ali para chegar aos portos e descarregar, e assim ganhar seu sustento. Mas trens também passavam, com pessoas indo de uma cidade para outra. Não há muitos carros na Europa, há muitas pessoas, mas não muitas estradas. Então eles usam os trens pra se locomover de um lugar a outro, do trabalho para casa.
E um dia, um trem estava vindo na direção da ponte.
O garoto adorava ir ao trabalho do pai. La ele poderia ficar na beira do rio, perto da ponte e fazer o que ele mais gostava. Pescar. E então o pai vai trabalhar e pede para o filho ficar ali perto, ao alcance de sua vista. Pediu para o filho pescar algo para eles comerem, e ouvir o trem vindo.
Havia um  partindo do porto para passar pela ponte. Foi quando a luz de aviso começou a piscar. Sempre há uma luz. É essa luz que o condutor do trem precisa ver, se estiver verde ele pode passar, se estiver vermelha ele deve parar.  E assim como o condutor desse trem, nós precisamos ver os sinais de luz que Deus coloca em nossas vidas. Sinais que dizem que podemos ir e que devemos parar. E nos cabe atentarmos para esses sinais e tomar cuidado para não cairmos.
E o barco precisava passar. O condutor do barco avisou ao pai do garoto para subir a ponte para dar passagem a ele. Então o pai acionou a alavanca e as engrenagens começaram a funcionar e a ponte começou a levantar. E o pai teve que ver se estava tudo bem, se estava tudo bem, se tudo funcionava bem. E ele olhou para a ponte, que era seu trabalho, mas também mantinha um olho no seu filho.
ele olhava pela sua criação, seu trabalho, algo que deveria manter funcionando bem, mas mantinha um olhar no seu filho. Voce acha que Deus não sabe quem você é? Ele, mantém um olho no mundo e um olho em você. Não importa quem você é, ou o que você fez, ele esta sempre cuidando de você, mesmo que seu trem esteja fora dos trilhos.
Mas havia um trem vindo... sempre há um trem vindo, um trem que carrega as pessoas... Todos estamos no trem da vida, deixando rolar, se nós percebemos a verdade ou não, se percebemos  o que esta acontecendo ou não, estamos todos no mesmo trem. Somente Deus viu que nos cabe estar no mesmo trem.
E o filho viu o trem, ele viu que havia algo de errado, ele viu a luz vermelha. E ele tenta avisar seu pai “Pai o trem! PAPAI! O TREM, PAPAI!” mas o pai olhava para as engrenagens, olhava para ver se estava tudo bem, se o barco já havia passado. Mas o garoto sabia onde o gatilho para baixar a ponte estava. O pai o havia mostrado uma vez. Era uma alavanca vermelha, que se você puxasse, a ponte iria baixar mais rápido e o trem poderia passar.  E tudo que passava na cabeça do garoto é que havia pessoas naquele trem. Pessoas que precisavam ser salvas. Pessoas normais, passando um tempo com seus amigos, que nem sabiam que a ponte estava levantada, eles não sabiam o que estava por vir. Como todos nós, todos os dias.
E então o pai vê  trem chegando, e ele procura o filho. Mas não o encontra.  E então ele olha para a ponte, bem a tempo de ver o seu filho tentando salvar o dia. Tudo que o garoto tinha que fazer era puxar  a alavanca e a ponte desceria, mas ao tentar ele cai num buraco entre as engrenagens da ponte. Agora tudo estava nas mãos do pai. E assim como Deus, aquele pai teve que fazer uma escolha: Eu salvo meu filho? Ou eu salvo o mundo?
MAS AS PESSOAS NÃO NOTAVAM!! ELAS NÃO NOTAVAM QUE ESTAVAM A BEIRA DA MORTE!! ELAS NÃO SABIAM!!
Ele poderia por a culpa no mundo! Ele poderia dizer que eles não viram o sinal! A grande decisão da vida do pai, foi a maior decisaão de Deus: Salvar o mundo, ou seu filho?
“Mas Deus, em seu infinito amor, deu Seu ÚNICO filho. Para que todo aquele que nele crê, não pereça!”
Mas eles não pereciam notar, não viam. O trem da vida continuava e eles não notavam o sacrifício que havia sido feito aquela tarde.
ELE DEU SEU ÚNICO FILHO!! SEU FILHO!! QUE ELE TANTO AMAVA!
eu imagino o que Deus no momento em que Jesus morreu na cruz, quando ele deu seu ultimo suspiro. É a reação do pai no vídeo, a reação de imaginar todo peso da humanidade esmgando seu filho. Veja a reação do pai no vídeo e depois volte ao texto.
Viu? E a humanidade não ligou. Só seguiram com suas vidas, pensando no que fariam no amanha.
Não importa o que você faça, o que você pense, o que você tente maquiar. Deus deu seu filho por você.

Tinha uma garota no banheiro do trem, liquidificando a heroína, para injetar mais uma vez. E o garoto havia morrido por ela. Ele MORREU por ela. Mas a bíblia diz que em um momento todos tem uma chance. Todos podemos olhar para o Pai, e saber o que ele fez por você. O que ele sacrificou, por você. Quando você percebe que  Seu único filho deu a vida por você! E que você percebe que não importa quem você é, ou o que você faz, você tem que PARAR! Parar por um momento e pensar: “Meu Deus! Tu morreste por mim! Morreste por mim!” e eu oro pra que você pare o que esta fazendo de errado e perceba que mesmo com toda dor, sofrimento, e angustia do sacrifício Ele Morreu por você!
Você vive dizendo : “Eu não quero fazer isso, não quero continuar com isso! Mas continuo fazendo!”. Até Paulo disse: “Porque continuo fazendo o que a carne me diz, eu faço o que eu sei que é errado, e não faço o que eu sei o que é certo”. Mas uma coisa você tem que entender. A luta esta ai, mas nós podemos ter vitoria em Cristo.
Mas agora imagine, imagine que entre esses 3 dias, em que Jesus morreu e ressuscitou . imagine que ele teve um momento de pai pra filho. Somente ele e Deus. Tenha esse momento com Deus. Procure esse momento de pai pra filho com o senhor, essa intimidade. Procure se lavar de todo o pecado, na presença do Pai.
Porque quando Deus, o pai, deu seu único filho; quando Jesus respirou seu ultimo suspiro e morreu por nós, ele morreu para que você não possa chegar para Deus e dizer: “Voce não me conhece, você não me entende, você não entende minha dor!” ele fez para que voce se aproximasse de Deus e pudesse lhe contar sua dor.
Porque quando voce faz um gande sacrifício voce esta marcado para sempre na vida da pessoa.  Voce esta, assim como o pai do garoto o vê nas janelas do trem (repare no fim do vídeo), Jesus esta nas janelas da sua vida, te observando. Ele esta guiando o trem da sua vida. Ele sempre esteve.
E esse trem continua. Pessoas continuam vivendo, pessoas continuam morrendo e Deus as observa em todo momento. Um olho no mundo, e outro em você!
Para encerrar observe o fim do vídeo, veja que o pai do garoto olha para uma moça no outro lado da rua. Ele a vê e ela o vê. Ele sabe o que ele Fez por ela, sabe que o fez para que ela vivesse. Não importa o sofrimento e a dor agora. Ela estava viva. E é assim que Deus te vê. Não imposta o pecado, não importa a dor ou o sofrimento. Ele morreu por você.
O sacrifício foi perfeito.
E foi por você!
E Deus, vendo tudo isso, só te diz uma única frase:
EU TE AMO!