7 de junho de 2021

ERIC CLAYTON “A THOUSAND SCARS” | Sobre ressurgir e demonstrar amor

 


    Alguns artistas aparecem em nossas vidas para trazer e fazer diferença. Eric Clayton foi um desses para mim quando me foi apresentada sua banda original, “Saviour Machine”. Sua voz marcante e suas letras provocativas sempre foram um diferencial até que, após o lançamento do “Legend III:I” (2001), ele sumiu. Até surgiu um disco nomeado “Legend III:II” em 2011, porém a banda em si não o reconhece como álbum oficial, já que as gravações foram interrompidas, ocasionando a não conclusão do mesmo, de modo que se trata de demonstrações incompletas gravadas em estúdio e lançadas sem o consentimento da banda.

    Novas informações foram lançadas ao público a respeito dele por volta de agosto de 2011, justamente para comentar “o caso do álbum inacabado”, mas nenhum material inédito até o lançado em 2020, quando Eric Clayton retornou anunciando um disco de músicas inéditas... e que disco maravilhoso! Este que começa dizendo que o amor pode existir mesmo que haja barreiras, e que devemos lutar para superá-las. Foi o single que anunciou o álbum, e a música não poderia ter vindo em melhor momento, já que a pandemia mundial de 2020 estava em seu auge em muitos países.

    Em sequência, Eric Clayton relata um pouco de sua história, seus problemas pessoais e como, de certa forma, ele agiu para conseguir vencê-los. Um exemplo disso seria a real representação das “Mil Cicatrizes”, expressão destacada no título do álbum, uma vez que cicatrizes são lembranças das dores que passamos, mas marcadas para nunca esquecermos e sermos pessoas melhores.

    É possível se conectar com Eric ao ouvi-lo cantar:

·         The Space Between Us

No espaço entre nós há amor, há luz. Na distância fala conosco, nos alcança, dançando na noite.

·         In The Lines

Está tudo nas linhas do receptor fatídico. Está tudo na mente da dor e do curador. Está tudo nos olhos do crente infiel. São todas nossas mentiras... São todas nossas vidas nas linhas.

·         Chasing Monsters

Estou com medo quando a tristeza chama meu nome. Estou preso dentro da dor do medo e raiva. Estou esperando por misericórdia, estou orando. Enquanto me agarro ao palco, minhas cicatrizes permanecem.

·         American Whore

Destrua o messias vago, a nação caída em decomposição. Queime o asilo sagrado na luxúria. Eles nos venderam, eles venderam o “em deus nós confiamos”
(uma referência a frase que se encontra no dinheiro estadunidense)

·         The Greatest of These

O amor... o amor é um sussurro e não um grito... não é um grito. Ouça... ouça na minha voz, conforme se alegra no som.

São letras como essas que nos fazem sentir próximos de quem está cantando. Uma história de amargura que se transforma em esperança, conforme se pode ouvir na última canção:

“O amor é quem cura, o amor é a luz. O amor está em tudo, tudo correto. O amor não é odioso, o amor não é cego. O amor permanecerá, o amor sobreviverá. O amor está vivo.”

= = = = =

                O próprio Eric Clayton forneceu as explicações de cada música no Instagram do grupo. Você pode conferir todos os links abaixo juntamente com o link onde se encontram todas as letras (ainda sem tradução em português, mas em breve farei a mesma de todas) e os links para ouvir o álbum na íntegra.

Você tem alguma sugestão que gostaria de ver aqui? Comente aqui, no vídeo do YouTube ou nas páginas do Facebook, Twitter e Instagram. Além disso, aproveite para segui-las, já que de tempo em tempo eu posto conteúdos diferentes, além dos abordados nos vídeos do YouTube.

Você gostaria de continuar recebendo recomendações e reflexões como esta? Curta este vídeo, inscreva-se no canal, e ative o sino de notificações para ser notificado a cada novo vídeo.

E, até o nosso próximo encontro, continue construindo suas memórias.

= = = = =

Links:

Comentário do Eric Clayton sobre o álbum inacabado (em inglês): http://www.metalstorm.net/events/news_comments.php?news_id=14420

Instagram do grupo “Eric Clayton and the Nine” com a explicação das músicas nos stories fixados (em inglês): https://www.instagram.com/ericclaytonandthenine/

Letras das músicas do álbum: https://genius.com/albums/Eric-clayton/A-thousand-scars

Tradução das letras das músicas do álbum: (em breve)

= = = = =

Escute o álbum pelo

Amazon Music: https://music.amazon.com.br/albums/B087RB4MBM

Deezer: https://www.deezer.com/br/album/145046182

Spotify: https://open.spotify.com/album/4wNSv13hfbN0LLeRPRbUNw?si=7e6a798fe10a4ec6

Tidal: https://listen.tidal.com/album/139550607

YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_maLnJm7zPK2t2ARIfcHfPQhM79bkZ7GJU

YouTube Music: https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_maLnJm7zPK2t2ARIfcHfPQhM79bkZ7GJU

= = = = =

Siga as redes sociais:

Facebook: fb.me/consmemoria

Instagram: instagram.com/consmemoria

Twitter: twitter.com/consmemoria

Telegram: t.me/consmemoria

TikTok: tiktok.com/@consmemoria

SoundCloud: soundcloud.com/consmemoria