Nascido em sua minúscula prisão
Um milhão de vezes menor do que você é
Uma única gota e você está crescida
Com medo do escuro
Você surge do meio da calçada
Em super, super câmera lenta
Mesmo que suas costas estejam gentilmente quebrando
Você luta pela luz
Podemos ver tudo
Podemos ouvir tudo
Fraqueza não é sua fraqueza
Você é o que você cresce
Você não é o que você foi
Hoje vamos ter um pouco de aula de biologia por aqui. Passionflower em português é passiflora. Passiflora é um gênero botânico com cerca de 500 espécies da família Passiflorace, onde são maioria trepadeiras, e algumas poucas geram frutos, como o maracujá (passion fruit, em inglês).
A flor de uma passiflora tem uma estrutura única e bela, e passa por um longo processo (conferir vídeo junto deste texto). Processo que demora certo tempo até que a planta tenha "trepado" em algum lugar, para ter sua estrutura preparada e, então, começar a preparação de sua flor.
Jon Gomm, o compositor, em seu site disse que fez esta música após observar sua plantação de passifloras florescer. Em sua página no Facebook alguém perguntou o significado por trás da canção, onde ele mesmo respondeu: "É sobre uma planta crescer de uma semente em um lugar improvável. Poderia ser uma metáfora sobre como nós podemos crescer e mudar como pessoas independente do que nos cerca, se formos flexíveis. Ou poderia ser sobre uma outra coisa qualquer."
Assim como a flor que se adaptou, cresceu e floresceu, este deve ser nosso desafio diário: crescer, amadurecer e mudar.
"Você é o que você cresce . Você não é o que você foi."
E, esta música de hoje, infelizmente no Spotify/Deezer Brasil não temos ela disponível, porém vale destacar o vídeo de Gomm executando ela. É quase tão belo quanto o florescer da passiflora.
Fontes: