19 de junho de 2020

K7 #14 Participação Especial




Música é a mais sublime manifestação da arte. É a língua universal que conecta todas as pessoas do mundo. Algumas canções podemos cantarolar mesmo não sabendo a letra. Podemos bater nossos pés ao ritmo de músicas sendo tocadas no fundo ainda que não gostemos das mesmas.

 

Escutamos alguns artistas porque gostamos do estilo que estão tocando ou porque as letras talvez se associem com algo que pensamos ou sentimos. As vezes os artistas resolvem dar um passo além do usual e convidam outros artistas para participarem em uma música ou até mesmo em um álbum. Os envolvidos podem fazer parte de uma mesma cena ou estilo musical, ou o convite pode simplesmente ultrapassar essas barreiras.

 

Nesta playlist escutaremos alguns artistas que participaram em músicas de outros artistas. O nome do arquivo das músicas pode não mostrar quem participou, então coloquei todos eles aqui embaixo. Comumente se usa a expressão inglesa "featuring", ou sua forma abreviada "feat." para este tipo de situação.

 

  • Willie Nelson feat. Snoop Dogg
  • Queen feat. David Bowie
  • Alice in Chains feat. Elton John
  • Demon Hunter feat. Bjorn "Speed" Strid (Soilwork, The Night Flight Orchestra)
  • The Beatles feat. Eric Clapton
  • Post Malone feat. Ozzy Osbourne
  • Run-D.M.C. feat. Aerosmith
  • Tourniquet feat. Gabbie Rae, Nick Villars (The Great American Beast) and Rex Carroll (Whitecross, King James)
  • Tony Bennet feat. Lady Gaga
  • Linkin Park feat. Daron Malakian (System Of A Down)
  • Michael Jackson feat. Eddie Van Halen (Van Halen)
  • Jay-Z feat. Linkin Park
  • Thelonious Monk feat. John Coltrane
  • Apocalyptica feat. Tomoyasu Hotei
  • Ella Fitzgerald feat. Louis Armstrong


- - -

Escute pelo:


- - -

13 de junho de 2020

(SMS) Rise Against - Help Is On The Way

[Verso 1]

Eu tenho os sonhos da minha mãe, eu tenho os olhos do meu pai

Você não pode tirar isso de mim, vá em frente e tente

A Cidade Crescente dorme, enquanto os gigantes no céu

Preparam-se para soltarem, libertarem um grito poderoso

Ninguém pode nos salvar? Alguém irá tentar?

O afluente está queimando, o cipreste morreu

E o tempo todo eles dizem

 

[Refrão]

"A ajuda está a caminho" (eles disseram, eles disseram)

"A ajuda está a caminho" (eles disseram, eles disseram)

Um pela terra, dois pelo mar, bem ali na minha frente

A ajuda está a caminho

 

[Verso 2]

Cinco mil pés abaixo, como a fumaça negra engole o céu

O fundo do mar explode, onze mães choram

Meus ossos ressoam uma ardente canção de ninar

Você não pode tirar isso de mim, vá em frente e tente

Ela fica na margem com as mãos para o céu

Suas palavras perfuram a noite negra, "alguém se importa?"

E o tempo todo eles dizem

 

[Refrão]

 

[Ponte]

Bem aqui, bem aqui

Bem aqui, bem aqui

Bem aqui, bem aqui

 

[Verso 3]

Engasgando com o ouro negro, o qual nós confiamos

Mantemos machados nos sótãos para ver as câmeras no céu

"A ajuda está a caminho" eles disseram, eles disseram

"A ajuda está a caminho" eles disseram, eles disseram

Nos disseram para aguentar firme

Porque em breve alguém vai chegar

"A ajuda está a caminho"

Mas ela nunca veio

Nunca veio

 

[Refrão]


Photo by Lukas Juhas on Unsplash

 


A banda Rise Against não me é estranha. No grandioso jogo Need For Speed Underground 2, lá estavam eles com a música Give It All, e essa mesma música estava no jogo Rock Band 2. Sempre achei ela legal mas até então nunca tive curiosidade em ouvir outras da banda.

 

Recentemente estava vendo uma lista comparando o gênero punk clássico contra o moderno, e lá apareceram eles com um nome de música e uma melodia que me chamaram atenção. O nome Help Is On The Way (a ajuda está a caminho) me pareceu uma mensagem positiva e logo fui ouvir a música e prestar atenção na letra. A surpresa foi dupla por ser uma letra diferente da que esperava e porque, mesmo sendo punk moderno, eles mantiveram a raíz crítica.

 

A música aborda a demora das políticas públicas para ajudar os desabrigados e famílias que sofreram em consequência do Furacão Katrina, em 2005, o que pode ser visto no clipe e, também, de forma mais breve no fim da música, o problema com o óleo derramado e como isso afetou a região.

 

Agora quero trazer o foco para algo mais íntimo e pessoal. Conhecemos pessoas que passaram ou estão passando por problemas, sejam eles pessoais ou de alguém próximo a elas. Essas pessoas nos procuram pedindo ajuda e nossa resposta, muitas vezes, como forma de consolo, se limita a um "estarei orando por você" ou ao emoji 🙏🏻. Falamos "pode contar comigo" porém na hora da real necessidade somos um dos primeiros a pular fora.

 

Falo isso olhando pra mim. Eu já fiz isso diversas vezes e não é algo que me orgulho. Venho tentando a cada dia mudar esse tipo de comportamento. De ser uma esperança real e não mais um da lista que está prometendo uma falsa ajuda.

 

A começar por mim, espero que esse tipo de comportamento seja extinto e, quando falarmos "a ajuda está a caminho", que de fato venha o mais breve possível.


Fonte: https://genius.com/Rise-against-help-is-on-the-way-lyrics


- - -


Deezer

Spotify

YouTube (áudio)

YouTube (vídeo)

YouTube Music


- - -


Blogs:


Construindo Uma Memória
Building A Memory
Medium

 

Páginas:


Facebook
Instagram
Telegram

10 de junho de 2020

(Recomendações de Álbuns) Narnia - From Darkness To Light [2019]




O ano de 2002 foi mágico para mim porque foi quando meu irmão me apresentou muitas das bandas que ouço até hoje, bandas como Tourniquet, Stryper, Relient K, Whitecross, Bride, Switchfoot e Anberlin. Também me foi apresentada a banda Narnia que, num primeiro momento, não havia me agradado, mas acabava ouvindo porque meu irmão escutava frequentemente no computador. Um parênteses aqui: essas bandas que meu irmão me apresentou foram, em sua maioria, foram apresentadas a ele pelo nosso primo Thiago.

 

Pulando agora para 2006 ou 2007. Meu irmão já estava morando sozinho e de vez em quando fazia algumas visitas na casa que estava morando com meus pais e irmã. Em uma dessas visistas, ele trouxe um presente para mim: um CD verde da Kelpex com algumas músicas que eu poderia gostar. Não tinha nenhum nome de artista ou música escrito, em lugar algum. No meio dessas músicas, lembro que incluía Liquid Tension Experiment, Bride, U2, P.O.D e Narnia. Lembro que a música do Narnia me chamou muita atenção e gostei, talvez porque me lembrou da trilha sonora do saudoso Mega Man X6 de PlayStation 1. Era a música Judgement Day, e descobri de qual banda era, resolvi ouvir tudo deles e, daquele momento em diante, se tornaram uma das minhas bandas favoritas.

 

A cada lançamento ou anúncio, lá estava eu curtindo e apoiando, além dos projetos paralelos de cada um dos membros. A saída do vocalista Christian Liljegren e entrada do vocalista Gérman Pascual; o hiato e eventual retorno com o Christian, mais uma vez, nos vocais e rendendo a produção de material inédito em 2017. Até mesmo uma das minhas grandes tristezas foi não poder ir ao primeiro show deles no Brasil, também em 2017, que rendeu a gravação de um disco ao vivo We Still Believe.

 

Porém, em 2019, com o novo disco, From Darkness To Light, eles vieram ao Brasil e, por uma grandíssima felicidade, meus primos Vinicius e Larrisa me deram um ingresso para o show deles, que seria em parceria com as bandas Tourniquet e Stryper, já mencionadas no primeiro parágrafo. Por conta de um desacordo entre a produção e a banda Tourniquet, apenas Narnia e Stryper vieram ao show que, ainda assim, foi um momento maravilhoso na minha vida. Inclusive tive a chance de ter o CD autografado pelo Christian, além de uma foto com ele.

 

O disco From Darkness To Light é o ápice da banda. Apesar das mudanças que ocorreram durante seus 24 anos, alguns detalhes dos discos clássicos aparecem aqui ou ali, tornando-o o mais inovador e ao mesmo tempo o mais firmado em suas raízes musicais. Outra coisa que tenho que apontar é que mesmo com essas mudanças musicais, algo permanece invariável desde o primeiro disco, em 1996: o que eles creem.

 

Assim como eu, eles são cristãos, e isso fica bem claro em suas letras e até mesmo em sua postura, o que pude presenciar no show e na fala do vocalista. Isso não foi empecilho para que a banda fizesse covers de bandas não-cristãs durante sua carreira, como Uriah Heep, ou até mesmo estivessem em turnê com bandas não-cristãs, como Stratovarius. Neste disco essa postura não é nem um pouco diferente. Pelo contrário, trazem como tema central o que muitos pregadores têm esquecido de mencionar: a volta de Cristo. Também podemos ver nas letras que um cristão também passa por dificuldades, que uma vida com Deus não o isenta de enfrentar problemas, mas a forma de ver e lidar com eles é diferente.

 

Desde a voz linda e precisa do Christian Liljegren, os arranjos e solos de guitarra do CJ Grimmark, a bateria de Andreas Johansson em compassos simples e complexos que fazem seu coração pulsar junto, o baixo de Jonatan Samuelsson (membro mais recente da banda) completando a "cozinha" da banda em perfeito acompanhamento com a bateria e arranjos certeiros sem que destoe do conjunto, e o tecladista Martin Härenstam, que já apareceu em outros discos da banda mas não como membro oficial até então, contribuindo com a ambiência que preenche as músicas. Este disco é uma viagem de 45 minutos que parecem se passar em 10. A musicalidade transborda.

 

Mesmo amando todas músicas e sabendo todos inícios, arranjos e solos, destaco essas, na ordem em que aparecem, como principais:

 

  • A Crack In The Sky
  • You Are The Air That I Breathe
  • MNFST
  • The War That Tore The Land
  • Sail On
  • From Darkness To Light (Pt. 1 e 2)

 

O meu xodó do disco é "The War That Tore The Land", que mesmo já tendo esse carinho por ela antes do show, enquanto executada ao vivo provocou um momento especial, aonde cabeludos, barbudos e adultos choravam enquanto cantavam. O disco como um todo já tem um espaço separado em meu coração, sendo que consta como mais tocado em meu last.fm (embora tenha escutado ele muitas outras vezes que não foram registradas no site).


- - -

Escute pelo:


- - -

5 de junho de 2020

K7 #013 - One-hit Wonders



O termo "one-hit wonder" se refere a um artista musical que é bem-sucedido com uma canção de sucesso, mas sem um hit subsequente de mesmo nível. O termo também pode ser aplicado para aqueles artistas que são lembrados apenas por uma canção de sucesso, ao invés de outros sucessos.

 

Essa foi a definição do Wikipédia sobre o que é "one-hit wonder". Isso não significa que o artista não tenha outras músicas famosas ou que sejam igualmente boas, o fato é que uma, especificamente, chamou mais atenção da mídia em geral.

 

Dito isso, aqui vão alguns dos hits que rodaram o mundo em suas muitas décadas.


- - -


Escute pelo:


Deezer
Spotify

YouTube

YouTube Music


- - -


Blogs:

Construindo Uma Memória
Building A Memory
Medium

 

Páginas:

Facebook
Instagram
Telegram