4 de julho de 2011

Grindcore

Grindcore... O que é isto?

É um gênero musical extremo que surgiu em meados dos anos 80. É caracterizado por distorções pesadas, guitarras abaixo do tom, velocidade muito rápida, blast beats, e vocais que consistem em grunhidos incompreensíveis ou gritos agudos. (...)
Um traço infame do Grindcore é a "micro música". (Fonte: Wikipedia (inglês))

Essa tal de "micro música" é o que mais vi caracterizado na época em que ouvia.
Recentemente vi que neste gênero está a música mais curta do mundo (parece pleonasmo pra quem conhece o "som"), noo "Guiness Book of Records", em uma notícia do site OC Weekly.

A música se chama "You Suffer", tem precisamente 1.316 segundos de duração e é da banda Napalm Death.
Agora me diga, qual a graça de ouvir uma música assim? E ir em um show?



Olha a agonia do fã ao ouvir esta "gigantesca" música em um show: ele fica gritando "AGAIN! AGAIN!" (DENOVO! DENOVO!).

Claro que toda regra tem sua exceção. Na época em que ouvi bandas como Vomitorial Corpulence, Engravor, Flactorophia, Vomitous Discharge (todas evangélicas, acredite se quiser!), vi algumas músicas com mais de um minuto, até mesmo uma com OITO MINUTOS!

Quando ouço músicas de Death, Trash, Black Metal, minha mãe reclama: ISSO É UM DEMÔNIO CANTANDO! Mas eu posso dizer que, Grindcore é o que mais se parece com demônios cantando, quando não uma pessoa vomitando (eca!).
Nessas variações do Metal que citei, é mais compreensível o "cantar" do que o próprio Grindcore, que pelo que vimos no começo deste post, os vocais consistem em grunhidos incompreensíveis.


Apesar desta brincadeirinha, esta menina é uma fã declarada do gênero. No fórum que conheci ela, a mesma é chamada (e outros fãs de gêneros extremos) de "tr00" (não me pergunte o que significa que até hoje não sei).

Como todo gênero musical, este também tem suas variantes, mas estas, um tanto quanto "assustadoras" e/ou "macabras".

Dos que ouvir falar, existe o Pornogrind (nem precisa falar sobre o que se trata, dividindo a palavra no meio) e o Goregrind. Gore (sangue coagulado, segundo o Dicionário Michaelis), já trata mais a parte de torturas, mutilações, assassinatos e afins.

Destes dois, existem as capas de CDs MAIS BIZARRAS que já vi, sem contar os nomes de bandas que são um horror. Se você tem estômago fraco ou se simpatiza com a dor dos outros, não recomendo ver elas.

Eu reconheço hoje (santa inocência musical), que isto não é música... Apenas barulho.
Foi-se a época em que eu "curtia" essa batedeira sem sentido, mas, se quiser conhecer bandas que têm letras boas (é praticamente impossível cantar junto) e um histórico bom, eu recomendo Vomitorial Corpulence e Eternal Mystery.

Um grande abraço,
Aloísio Júnior