2 de fevereiro de 2012

Focus - Sylvia/Hocus Pocus


Música:
mú.si.ca
sf (lat musica) 1 Arte e técnica de combinar sons de maneira agradável ao ouvido. 2 Composição musical. 3 Execução de qualquer peça musical. 4 Conjunto ou corporação de músicos.5 Coleção de papéis ou livros em que estão escritas as composições musicais. 6 Qualquer conjunto de sons. 7 Som agradável; harmonia. 8 Gorjeio. 9 Suavidade, ternura, doçura.10 fam Choro, manha. M. absoluta: a que agrada por si mesma, sem necessidade dos elementos objetivos ou psicológicos do título, texto ou programa.

Vou me apegar bastante aos pontos 6 e 10:
- Qualquer conjunto de sons;
- A que agrada por si mesma, sem necessidade dos elementos objetivos ou psicológicos do título.

A emoção que se sente quando se ouve uma música depende muito de pessoa pra pessoa. Eu posso gostar de uma música e achar ela “a mais legal de todar eternidade do universo existente na galáxia” mas uma outra simplesmente ouvir e falar “legal”.

É complicado impor um gosto musical, uma crença, uma opinião, ainda mais se for de forma grosseira e estúpida.

Focus é uma banda holandesa de rock progressivo. Seu primeiro álbum lançado foi no ano de 1970 apesar da mesma já estar formada desde 1969. Suas músicas envolvem melodias não muito comuns mas ao mesmo tempo atraentes e divertidas.

Poucas envolve letras e muitas são consideradas instrumentais. Há também os casos em que ele faz alguns resmungos (como a própria Hocus Pocus). Em uma entrevista, Thijs van Leer comenta que esta música não pode ser considerada instrumental justamente pelo fato dele estar fazendo um “yodeling” [cantar com frequentes mudanças da voz normal para o falsete e então voltar novamente, na maneira dos montanhistas Suíços e Tiroleses(?) (dictionary.com)]. Entramos aí nos pontos 6 e 10 da definição segundo o Dicionário Michaelis. “Cantarolar” não envolve nenhuma poesia ou apegação ao psicológico e também é uma mistura de sons.

A primeira música que toca (Sylvia), em sua versão de estúdio ela é bem calminha. Chega até lembrar uma música de ninar mas achei interessante que a mesma foi modificada, não perdeu sua graça e beleza e ficou agitada!

Focus é uma banda que recomendo à todos que querem ouvir um som progressivo, não necessariamente cantado, antigo e de EXCELENTE qualidade. Aos mais interessados em discos recentes, eles tem álbuns nos anos 2002 e 2006 e também estão bolando um novo disco (informação via site oficial).

Aproveitem esta “arte e técnica de combinar sons de maneira agradável ao ouvido” (ponto 1 do Dicionário) e tenham um ótimo dia :]