30 de novembro de 2018

(SMS) Joey Landreth - Forgiveness

Artista: Mario Sanchez Nevado


É tão difícil falar a verdade
A mantenho bem trancada
Contra a parede
Contra a noite
Não é justo
Não é certo

Não consigo largar sua mão, no entanto.
Não consigo largar sua mão...

   Perdão, eu preciso disso
   Eu gostaria que eu fosse forte o suficiente para aguentar
   Perdão, eu confesso
   Não consigo me virar para a luz

Queimando a vela de ambos lados
É tudo o que consigo fazer
Se eu parar de me mexer
Então as dúvidas aumentam
Bebidas e pílulas
Para limpar a sala

Não deixe minha mão, no entanto
Não deixe minha mão...

   Perdão...

É para mim ou para você ou para eles?
Eu não consigo dizer

   Perdão...

==========

Bom, eu possuo este blog e, também como forma de promovê-lo, criei um perfil no Instagram. Esses tempos fiz uma pesquisa pedindo sugestões de músicas para escrever sobre. Meu primo, Vinícius Duarte, quem sugeriu esta.

Perdão. Todos nós precisamos. O que é perdão? Segundo a primeira definição pelo dicionário Michaelis, é "remissão de uma culpa, dívida ou pena". Porém o perdão, para ser completo, não deve partir apenas de uma pessoa para outra. Ele deve partir principalmente de dentro. Você deve primeiro perdoar a si mesmo para que, então consiga perdoar a outra pessoa. 

Segundo o compositor da música, conforme descrição da música no canal oficial do YouTube, perdoar alguém, você não está garantindo a ela a liberdade do seu julgamento, mas assim se libertando de você mesmo do seu próprio julgamento. Ainda segundo ele, o perdão não é uma coisa que você decide dar ou faz para alguém, mas é um ato que existe completamente como um diálogo interno. É apenas você.

Podemos enxergar dois exemplos de situações diferentes na canção. O primeiro é uma pessoa que está omitindo uma verdade. Uma verdade que traz peso sobre ela, mas tem medo de contar por causa de uma possível consequência. A outra pessoa é alguém que tem algum tipo de dependência, que aparentemente é de algum tipo de droga, mas ela tem medo de largar, porque a fazem esquecer de algo.

Independente do que te faz ter medo de perdoar, principalmente a si mesmo, o perdão é a melhor coisa a fazer. Te faz voltar para a luz. Te faz tirar um peso que faz você perder a vontade de viver.

Eu tenho um exemplo pessoal, bem recente até, onde minha vida só começou a melhorar depois que eu me perdoei do que aconteceu. Estive envolvido em namoro sério com uma moça. Estávamos juntos fazendo planos para nosso futuro, até que ela resolve sumir do mapa sem motivo algum. Por cerca dois meses tentei alimentar algo que não existia mais. Tentei correr atrás dela, mas me esqueci de mim. Esqueci que eu estava machucado. Que eu precisava me perdoar. Tirar de mim a mágoa para que tudo ficasse mais leve. A partir do momento que escrevi uma carta, relatando o que eu sentia e senti, não sei o que significou para ela, mas para mim, foi sentir livre de algo que não me deixava ser quem era. Em um primeiro momento não quis escrever/perdoar. Tinha medo do que poderia acontecer. Não parecia justo o que tinha acontecido e da forma que aconteceu. Por outro lado, me senti renovado. Tudo parecia iluminado.

O perdão pode ser para qualquer um. Porém, principalmente, tem que ser de você para você mesmo.


Fontes:

Imagem: