30 de julho de 2020

(Recomendações de Ábuns) Guardian - Swing, Swang, Swung [1994]


Eu escuto música a bastante tempo. Até onde me lembro, desde que nasci (há uma gravação em fita VHS deste dia e lá estava tocando música no fundo). Por causa da influência dos meus pais, aonde quer que eu vá, eu escuto música quando é possível. O gosto deles é diferente do meu, mas ainda assim é alguma influência. No entanto, fui muito influenciado pelo meu irmão. Foi ele quem me apresentou a música internacional e artistas de rock/metal, e quando me lembro disso, o primeiro nome que me vem à mente é "Guardian". Eu tenho uma vaga lembrança dele alugando o disco "Miracle Mile" em uma locadora chamada "Alegro Cantante" (essa parte eu perguntei pra ele hehe). Esse é o primeiro contato com o rock que me lembro.

O Guardian nunca deixou nossas casas. Quando morávamos com nossos pais, quando moramos apenas os irmãos e, agora, cada um morando por conta própria. Escutamos a banda juntos, tocamos não apenas no rádio mas também com nossos instrumentos. As músicas deles nos influenciaram demais. Já escutamos toda a discografia deles e discutimos sobre ela, como os melhores discos e músicas. Dentre todos seus álbuns, eles andaram por diversos gêneros. Eles começaram como hard rock, foram pro grunge, heavy metal e, o foco de hoje, folk e acústico.

Por causa de sua mudança brusca para o tom folk/acústico no álbum "Swing, Swang, Swung", o Guardian foi criticado pelos "fãs da velha guarda" por deixarem de lado suas raízes do rock e metal. Eles sempre gostaram de experimentar novos territórios e esse é o motivo que me faz amá-los. Embora eu não goste muito dos seus álbuns cantados em espanhol, estes possuem ótimas versões de suas músicas em inglês.

Eu consigo ver muita influência do blues, e do já mencionado folk, no jeito de cantar e tocar neste álbum. Ele te faz querer dançar e também dá uma sensação de relaxamento. Ao mesmo tempo que você encontra músicas divertidas, você também encontrará outras com um tema mais profundo ("See You In Heaven" é a homenagem de Tony Palacios para sua mãe que faleceu¹). As letras têm temática cristã porque o Guardian é uma banda cristã.

Nesse ritmo "feliz-relaxamento-dançante", as músicas que mais gosto, na ordem em que aparecem, são:

  • They Way Home Back
  • C'mon Everyone
  • Like The Sun
  • Don't Say That It's Over
  • See You In Heaven
  • Let The Whole World
  • Still On My Mind

Escutar este álbum me leva para longe no tempo, aonde as coisas eram mais simples e fáceis. A nostalgia bate forte. Mesmo que você não conheça a banda ou nunca tenha escutado este álbum quando mais novo, você provavelmente se sentirá envolvido por esse sentimento porque ele soa dessa forma.

¹Essa informação foi passada, creio que, de forma oral. Talvez esteja em alguns dos VHSs que eles lançaram na época. Eu não consegui encontrar nenhuma fonte online mencionando isso, mas pode-se supor por causa das letras e do videoclipe.

Fontes:

= = = = =

Escute pelo:


= = = = =

Playlist SMS:

Blogs:

Páginas:

25 de julho de 2020

K7 #016 - Plágio?




Alguns anos atrás dei uma aula de conversação em inglês aonde o tema era "Plágio ou Inspiração?". Abordei com meus alunos obras de arte e até mesmo músicas. Qual é o limite entre ser considerado inspiração ou plágio? Caso seja provado plágio, há a necessidade de entrar na justiça? Foi uma aula bem bacana em que, a 1 hora estipulada pra ela, acabou passando.

Lembrando disso, dia 22 de junho comentei no grupo que faz as revisões do texto sobre essa ideia. Eles até me lembraram alguns vídeos, como o do Pipocando Música. Quando estava pronto para fazer minha pesquisa, vi que o Steve Terreberry, mais conhecido como Stevie T, lançou um vídeo falando sobre o mesmo tema. Vídeo esse que saiu dia 11 de julho.

A lista que ele colocou foi tão surpreendente (eu conhecia apenas metade dos casos) que resolvi utilizar de todas as músicas que ele mencionou. O primeiro nome acusou o segundo, mas não necessariamente ganhou a causa. As únicas que não fazem parte desta lista são as duas que abrem essa lista, que foi um caso bem engraçado que aconteceu no Brasil em 2011, que chegou a passar no Jornal da Noite e Kiko Loureiro, um dos envolvidos, contou a história. Eu não encontrei a versão acusada nas plataformas de streaming musical, mas você pode ouvir aqui.

Você conhecia algum desses casos? Tem outras sugestões?

June22 
Bateu uma ideia interessante de playlist aqui. 
Músicas que foram acusadas de plágio

Angra x Parangolé
Tom Petty and the Heartbreakers x Red Hot Chili Peppers
Queen & David Bowie x Vanilla Ice
Joe Satriani x Coldplay
Huey Lewis x Ray Parker Jr.
The Hollies x Radiohead
Spirit x Led Zeppelin 

= = = = =

Escute pelo:


= = = = =

Playlist SMS:

Blogs:

Páginas:

17 de julho de 2020

(SMS) I Am Empire - Sing


🇧🇷 Cantar

[Verso 1]
Você é digno de uma grande canção
Tão digno de um bom filho que eu jamais poderia ser
Você é evidência ao meu redor
Elegância ressonante
Pela graça eu sou restaurado
Mas por dentro eu não me sinto bem

[Refrão 1]
Eu não consigo parar de cantar
Esperando pela primavera quente
O inverno me desgasta
Caído no chão
Eu não consigo parar de cantar

[Verso 2]
Você é um belo desastre
Correndo rápido demais
Como água pelas minhas veias
Você é a esperança que vive dentro de mim
Uma fé que chega quando eu começo a duvidar
Mas por dentro eu não me sinto bem

[Refrão 2]
Eu não consigo parar de cantar
Esperando pela primavera quente
O inverno me desgasta
Caído no chão
Eu esperarei por qualquer som
Deitado aqui até que seja encontrado
Eu não consigo parar de cantar


[Ponte]
Levante a voz interior
Chame o sonho à vida
Abra meus olhos hoje

[Refrão 2 - 2x]


Photo by Thomas Lipke on Unsplash

A vida humana é interessante. Na escola, geralmente nas aulas de Ciências, aprendemos que o ciclo da vida é, basicamente, nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer. Quando eu era uma pequena criança aprendendo sobre este processo, sempre me intrigava os entremeios e o porquê de não aprendermos sobre eles. Bem, isso é porque cada um de nós temos nossa própria realidade e nossas próprias vidas.

Eu vi uma amiga tweetando sobre cada um ser feliz de seu próprio jeito. Assim como o parágrafo anterior, isso é verdadeiro porque cada um de nós vive de sua própria maneira. Da mesma forma, cada um de nós temos nossos próprios "invernos". Embora eu ame essa estação, entendo quando as pessoas mencionam sobre ser um período obscuro de suas vidas, porque tudo é "frio", "morto" e "escuro", especialmente se você observar que esta banda vem dos Estados Unidos, onde geralmente neva durante o inverno em alguns estados, diferentemente daqui do Brasil.

Na Bíblia há uma pessoa que se tornou rei e parte da genealogia de Jesus. Seu nome era Davi. Sim, aquele da história que todos conhecemos de quando derrotou Golias com um tiro de estilingue. Ele teve uma vida curiosa, interessante e também perturbada, e ainda assim, ele foi chamado de "homem segundo o coração de Deus". Um dia Davi mandou um homem para a linha de frente de guerra para morrer porque ele havia engravidado a esposa deste homem, ele foi negligente com a educação de seus filhos e filhas, e alguns outros pecados ao longo de sua vida. Ele pagou o preço por esses erros, mas ser chamado de "homem segundo o coração de Deus" é porque quando ele clamou por perdão, ele realmente se arrependeu do que fez e decidiu jamais repetir seus erros.

O rei Davi também era sincero de coração quando chamava a Deus. Ele nunca escondeu quando estava feliz, com raiva ou triste. Houveram inúmeras vezes durante sua vida em que escreveu poemas sobre estar sendo perseguido por seus inimigos (um deles era o pai de seu melhor amigo, o rei Saul), e eles eram muito parecidos com a música de hoje como a mensagem do refrão e da segunda estrofe, sobre ter esperança e acreditar em meio as dúvidas.

Nós estamos longe de ser bons filhos ou filhas diante dos olhos de Deus. Continuamos errando, desobedecendo e até mesmo culpando a Deus por algo que aconteceu. Não é culpa Dele, porque o mundo escolheu se afastar Dele, mesmo assim, Ele mandou Seu único filho para morrer e trazer redenção. Devemos olhar para Ele, assim como Davi fez, e arrepender verdadeiramente de nosso erros e mudar nosso jeito de viver. Devemos clamar por Ele em todos os momentos, felizes ou não, e entender que Ele tem o próprio tempo e julgamento, que é diferente do nosso. Por meio do Espírito Santo, Deus traz conforta nossos corações de tudo o que possa cair sobre nós. Devemos cantar em todos os momentos, esperando pelo consolo e sermos gratos. O tempo vai curar nosso coração amargurado.

Talvez você não acredite no que estou falando e ache que estou apenas tagarelando. Eu pus de lado tudo o que ouvi daqueles que acreditam e não acreditam, e pedi a Deus por ajuda quando mais precisei. Eu dei uma chance, além de qualquer preconceito, e eu fui respondido e tive meu coração curado. Por que você não tenta colocar de lado qualquer preconceito que você tenha sobre Cristo? Eu sei que existem alguns "ditos pregadores" que mancham a imagem do cristão, mas há muitos outros que são sinceros de coração e trazem a verdadeira mensagem de conforto e justiça. Se apegue a eles como referência. Se você não sabe de nenhum, peça para mim. No fim dessa postagem haverá várias formas nas quais você pode entrar em contato comigo.
 
Clamei por socorro ao Senhor , meu Deus, e ele me curou. Todos vocês, pessoas consagradas pelo Senhor, cantem salmos de louvor ao seu santo nome. Porque a sua ira só dura um instante. Mas o seu interesse e cuidado por nós duram a vida toda. O choro pode durar a noite toda, mas de manhã ele nos devolve a alegria. Então, clamei ao Senhor ; a ele implorei por misericórdia! “Que vantagem haverá se eu morrer e for enterrado? Transformado em pó, debaixo da terra, não poderei louvar o Senhor e proclamar a sua fidelidade! Ouça a minha oração, Senhor ! Mostre a sua compaixão por mim; ajude-me, Senhor!” O Senhor transformou as minhas lágrimas em dança alegre. Tirou as minhas roupas de luto e me vestiu com roupas de festa, para que eu cante louvores sem parar. Sim, Senhor , meu Deus, eu sempre darei graças ao Senhor, por toda a minha vida.

Salmos 30:2,4-5,8-12

Essa música foi um pedido do meu primo Ivan, um cara singular e de coração enorme.

= = = = =  



Escute pelo:


= = = = = 

Playlist SMS:

Blogs:

Páginas:

15 de julho de 2020

(Recomendações de Álbuns) The Protomen - The Cover Up (Original Motion Picture) [2015]


Quase todo dia abro o Spotify e vou na sessão "Descobrir" para ver quais álbuns serão recomendados de acordo com meu gosto. Em um desses dias, por conta de ouvir The Megas, uma banda que cria letras em cima das músicas dos jogos de Mega Man, estava esta banda, The Protomen, com este disco que estou recomendando hoje. Achei curioso o subtítulo "Original Motion Picture Soundtrack", pois sabia que essa banda seguia a mesma ideia que o The Megas sobre o universo do Bombardeiro Azul, e queria saber para qual filme eles fizeram uma trilha sonora. Para minha surpresa, esta trilha sonora não faz parte de nenhum filme... pelo menos do universo que conhecemos.

Fiz algumas pesquisas para entender o contexto por trás e o porquê de ter a descrição "Original Motion Picture Soundtrack" e, mais uma vez para minha surpresa, me vi envolvido com os discos da banda que eles até mesmo recomendam que se compre as mídias físicas para maior imersão na obra que eles estão criando, já que tudo está no encarte (talvez eu os compre um dia). Diz a comunidade focada em analisar a banda que a história será contada em uma trilogia.

Em resumo, a Terra está vivendo um ambiente apocalíptico por conta de uma guerra entre os doutores Albert Willy, que tomou conta do mundo, e Thomas Light, que criou dois robôs para lutarem contra o mal instaurado. Enquanto o primeiro disco "The Protomen" (2005), também conhecido como "Act I: The Protomen" conta a criação e luta de Proto Man e Mega Man contra Doutor Wily, o segundo disco "Act II: The Father of Death" (2009) é a história da amizade que Wily e Light um dia tiveram antes da guerra. E, este disco, que hoje recomendo, é uma possível conexão entre os eventos de "Act II" e "Act I", já que o protagonista de "Act II" encontrou uma fita K7 com a trilha sonora de um filme chamado "The Cover Up", que teve uma curta exibição nos cinemas daquele universo, sendo também o único registro de sua existência, feita por uma banda até então desconhecida, que teve suas vendas boicotadas.

Com exceção de quatro faixas (1, 6, 10 e 13) que são faladas, indicando possíveis trechos do fictício filme já mencionado, as músicas deste álbum são versões de músicas dos anos 70 e 80 que apareceram em alguns filmes e séries destes períodos, como Miami Vice, Highlander e Top Gun. As músicas variam desde um rock tranquilo até uma rápida cavalgada do heavy metal, com transições suaves fazendo com que a brusca mudança de gêneros não seja percebida.

Mantendo a característica e sonoridade das duas décadas executadas de forma impecável (eu ouvi o disco aproximadamente 4 vezes seguidas quando me esbarrei com ele a primeira vez), vemos as músicas dos seguintes artistas, em sua ordem de aparição no álbum

  • Patti Smith/Bruce Springsteen
  • Queen
  • Styx
  • Robert Tepper
  • Phil Collins
  • Roy Orbison
  • Bonnie Tyler
  • Iron Maiden
  • Tim Cappello (pro filme "Os Garotos Perdidos" de 1987, porém original da banda "The Call")
  • Kenny Loggins
  • Mike and the Mechanics

E, no meio de tantos clássicos, as versões que mais me agradaram (e algumas compartilhei com certos amigos), na sequência que são apresentadas no álbum, são:

  • Because The Night
  • Mr. Roboto
  • In The Air Tonight
  • I Drove All Night
  • Total Eclipse Of The Heart
  • I Still Believe (The Great Design)
  • Danger Zone

Mesmo que o universo inspirado pelos jogos do Mega Man não façam sentido algum pra você, e também não te interesse conhecer a discografia da banda, esse álbum vale cada segundo, já que todas músicas são de artistas já conhecidos.

= = = = =

Escute pelo:

= = = = =
 
Fontes:
  
= = = = =
 
Playlist SMS:

Blogs:

Páginas:

10 de julho de 2020

K7 #015 - Para Filmes



Se você me convidasse para assistir filmes, eu provavelmente pediria para fazer outra coisa. Eu gosto de filmes, mas não é minha coisa favorita sentar e ficar assistindo. Assisto quando estou no humor.

Mas uma coisa posso afirmar: os melhores filmes que assisti certamente tinham trilha-sonora. Música é a alma do filme. Podem ser músicas preexistentes ou especialmente compostas.

Geralmente vemos peças originais sendo executadas por orquestras, mas às vezes um artista ou banda escrevem uma música exclusivamente para aquele filme. E é esse o tema de hoje: músicas especialmente compostas para filmes. Elas podem até ter aparecido em coleções futuras do próprio artista, mas naquele tempo, foi lançada única e exclusivamente para o filme. Posso ter assistido ou não. Tente adivinha hahaha.

São estas as músicas e seus respectivos filmes:

  • Tina Turner - We Don't Need Another Hero (Mad Max: Além da Cúpula do Trovão)
  • Joe Esposito - You're The Best (Karate Kid - 1984)
  • R. Kelly - I Believe I Can Fly (Space Jam:O Jogo Do Século)
  • Wings - Live And Let Die (007: Viva E Deixe Morrer)
  • Coolio feat. L.V. - Gangsta's Paradise (Mentes Perigosas)
  • Pharell Wiliams - Happy (Meu Malvado Favorito 2)
  • Phill Collins - You'll Be In My Heart (Tarzan)
  • Huey Lewis and The News - The Power Of Love (De Volta Para O Futuro)
  • Prince - Purple Rain (Purple Rain)
  • Kenny Loggins - Danger Zone (Top Gun: Ases Indomáveis)
  • The Bee Gees - Stayin' Alive (Os Embalos de Sábado À Noite)
  • Survivor - The Eye Of The Tiger (Rocky III)
  • The Wonders - That Thing You Do (The Wonders: O Sonho Não Acabou)
  • Simple Minds - Don't You (Forget About Me) (Clube Dos Cinco)

= = = = = 

Escute pelo:
Deezer
Spotify
YouTube
YouTube Music



= = = = =


Playlist SMS:







Blogs:





Páginas:





3 de julho de 2020

(SMS) Killswitch Engage - The End Of A Heartache

🇧🇷 O Fim Do Sofrimento


[Intro]
Me procure, me chame
Eu estarei esperando
Me procure, me chame
Eu estarei esperando

[Verso 1]
Esta distância, esta separação
Eu me agarro às memórias enquanto estão caindo
Dormir traz liberdade, e esperança de um novo dia
Acordo do sofrimento de estar sem você
Eu me rendo, me cedo
Um outro momento é uma outra eternidade

[Refrão]
(Me procure) pelo conforto, (me chame) pelo consolo
(Eu estarei esperando) pelo fim do meu coração partido
(Me procure) conclusão, (me chame) eu estarei esperando
(Eu estarei esperando) pelo fim do meu coração partido

[Verso 2]
Você me conhece, você me conhece muito bem
Meu único desejo - unir o que nos separa
No sofrimento eu digo seu nome
E minha voz reflete, reflete o meu sofrimento

[Refrão]

[Ponte]
Eu estou respirando?
Minha força falha-me
Seu retrato, uma memória amarga

[Outro]
Pelo conforto, pelo consolo
(Me procure) pelo conforto, (me chame) pelo consolo
(Eu estarei esperando) pelo fim do meu coração partido


Photo by Aimee Vogelsang on Unsplash


Estamos vivendo tempos sombrios. Tempos em que estamos enfrentando um inimigo invisível do qual ninguém tem certeza de como o combater. Às vezes sinto que estamos como naquela cena do Karate Kid (2010), com Jackie Chan e Jaden Smith, na qual é pedido para o garoto "pendura, pega, coloca no chão, apanha, veste, tira, ad infinitum" o casaco. Não há consenso sobre o que fazer ou para onde correr. Por causa disso, pessoas estão morrendo. Pessoas próximas a nós. Além disso, outras doenças estão se manifestando cada vez mais.

 

Não há palavras para descrever a dor de perder alguém que conhecemos ou que tem relação com alguém próximo a nós. Deveríamos estar enlutados por todos que estão morrendo. Eles tiveram suas histórias, suas famílias, suas vidas! Ao invés disso, preferimos discutir sobre temas desnecessários. Preferimos brigar por causa do nosso "político de estimação" que não concorda com isso ou aquilo. Preferimos competir porque a minha marca favorita não é a sua. O que realmente importa, vidas, estão sendo esquecidas. Os recursos para ajudar a prevenir esses números de subirem estão sendo roubados ou escondidos. Isso é indiferente de esquerda ou direita. Segurar na mão de Deus é a única alternativa que nos sobrou.

 

Eu apoio completamente acreditar nos pesquisadores, doutores e médicos para curarem nossas feridas, porque eles estudaram para estar aonde estão. Alguns até mesmo chegaram ao pós-doutorado em suas áreas de conhecimento. Eu também apoio acreditar em inspiração e cura divina. Ambas vertentes deveriam andar juntas ao invés de irem por conta própria. Fanáticos de ambos lados preferem se apedrejar ao invés de entregarem seu orgulho e se abrirem para novas ideias, o que já aconteceu com alguns cientistas famosos e pregadores.

 

Infelizmente quando alguém morre não conseguimos trazê-lo de volta à vida. Seria incrível reviver momentos especiais, dizer "eu te amo" uma última vez ou apenas olhar nos olhos e admirá-los. Nossos corações doem. Estão partidos em muitos pedaços e, dependendo do dia em que estamos lembrando, não conseguimos nem mesmo encontrar paz interior.

 

Mas há alguém, o único Alguém, que pode dar o conforto que precisamos. Apenas um que pode trazer conforto e paz. Jesus é o motivo de plenitude. Ele é gentil e está esperando o seu chamado. Ele está esperando você O procurar e chamar pelo nome Dele. Como já disse em muitas outras postagens, isso não quer dizer que você não sentirá mais dores ou enfrentará problemas, haverá o Espírito Santo sussurrando em sua mente coisas boas, confortando seu coração partido, lhe curando daquilo que mais te machuca.

 

Nós escolhemos nos afastar Dele. Lamentavelmente, muitas pessoas só procuram a Deus quando as coisas vão de mal a pior, ainda assim, diferente do ser humano que carrega a amargura em seu coração e julgamento, Deus é misericordioso e vai nos abraçar se realmente aceitarmos Sua orientação.

 

"E já que por seu sangue ele justificou a nós pecadores, quanto mais ele não fará por nós agora que nos declarou sem culpa? Agora ele nos salvará de toda a ira divina que está por vir. E se quando ainda éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com Deus pela morte do seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos pela vida de Cristo! Portanto, como o pecado de um único homem trouxe a condenação para todos, assim também o ato de justiça de um só resultou na justificação que traz vida a todas as pessoas. Portanto, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim por meio da obediência de um só homem muitos serão feitos justos. A Lei foi dada a fim de que todos pudessem perceber os seus pecados. Entretanto, onde o pecado surgiu em excesso, a graça foi ainda mais abundante. Primeiramente o pecado reinou sobre todos os homens e os levou à morte, mas agora reina em seu lugar a graça de Deus, pela justiça, e como resultado a vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor."

Romanos 5:9-10,18-21

 - - - - -


- - - - -