30 de julho de 2020

(Recomendações de Ábuns) Guardian - Swing, Swang, Swung [1994]


Eu escuto música a bastante tempo. Até onde me lembro, desde que nasci (há uma gravação em fita VHS deste dia e lá estava tocando música no fundo). Por causa da influência dos meus pais, aonde quer que eu vá, eu escuto música quando é possível. O gosto deles é diferente do meu, mas ainda assim é alguma influência. No entanto, fui muito influenciado pelo meu irmão. Foi ele quem me apresentou a música internacional e artistas de rock/metal, e quando me lembro disso, o primeiro nome que me vem à mente é "Guardian". Eu tenho uma vaga lembrança dele alugando o disco "Miracle Mile" em uma locadora chamada "Alegro Cantante" (essa parte eu perguntei pra ele hehe). Esse é o primeiro contato com o rock que me lembro.

O Guardian nunca deixou nossas casas. Quando morávamos com nossos pais, quando moramos apenas os irmãos e, agora, cada um morando por conta própria. Escutamos a banda juntos, tocamos não apenas no rádio mas também com nossos instrumentos. As músicas deles nos influenciaram demais. Já escutamos toda a discografia deles e discutimos sobre ela, como os melhores discos e músicas. Dentre todos seus álbuns, eles andaram por diversos gêneros. Eles começaram como hard rock, foram pro grunge, heavy metal e, o foco de hoje, folk e acústico.

Por causa de sua mudança brusca para o tom folk/acústico no álbum "Swing, Swang, Swung", o Guardian foi criticado pelos "fãs da velha guarda" por deixarem de lado suas raízes do rock e metal. Eles sempre gostaram de experimentar novos territórios e esse é o motivo que me faz amá-los. Embora eu não goste muito dos seus álbuns cantados em espanhol, estes possuem ótimas versões de suas músicas em inglês.

Eu consigo ver muita influência do blues, e do já mencionado folk, no jeito de cantar e tocar neste álbum. Ele te faz querer dançar e também dá uma sensação de relaxamento. Ao mesmo tempo que você encontra músicas divertidas, você também encontrará outras com um tema mais profundo ("See You In Heaven" é a homenagem de Tony Palacios para sua mãe que faleceu¹). As letras têm temática cristã porque o Guardian é uma banda cristã.

Nesse ritmo "feliz-relaxamento-dançante", as músicas que mais gosto, na ordem em que aparecem, são:

  • They Way Home Back
  • C'mon Everyone
  • Like The Sun
  • Don't Say That It's Over
  • See You In Heaven
  • Let The Whole World
  • Still On My Mind

Escutar este álbum me leva para longe no tempo, aonde as coisas eram mais simples e fáceis. A nostalgia bate forte. Mesmo que você não conheça a banda ou nunca tenha escutado este álbum quando mais novo, você provavelmente se sentirá envolvido por esse sentimento porque ele soa dessa forma.

¹Essa informação foi passada, creio que, de forma oral. Talvez esteja em alguns dos VHSs que eles lançaram na época. Eu não consegui encontrar nenhuma fonte online mencionando isso, mas pode-se supor por causa das letras e do videoclipe.

Fontes:

= = = = =

Escute pelo:


= = = = =

Playlist SMS:

Blogs:

Páginas: