15 de janeiro de 2021

THE REIGN OF KINDO “RHYTHM, CHORD AND MELODY” | Ouvir Outras Coisas Te Faz Renascer Musicalmente


 

            Desde muito novo sempre ouvi bastante rock por influência do meu irmão mais velho. Com ele me foram apresentadas bandas como Tourniquet, Whitecross e Galactic Cowboys. Um tempo depois, por volta de 2006, também por conta do meu irmão, mesmo que tenha sido sem querer, acabei indo para um lado mais extremo da música com Demon Hunter e Antestor. A partir destes dois comecei a pesquisar e ouvir bandas parecidas tal qual Slechtvalk, Vaakevandring, Vardøger, Crimson Moonlight e até mesmo algumas bandas de Grindcore (tem uma postagem antiga aqui no blog sobre isso).

            Uma das minhas principais fontes de pesquisa era um fórum que infelizmente encerrou suas atividades em 2010, apesar de uma tentativa frustrada de retorno em 2012, o Christian Metal Freak, ou somente CM Freak. Curioso era que apesar do nome “Christian” (cristão), as pessoas lá conversavam também sobre músicas não cristãs, mas que tinham uma mensagem positiva por trás ou que alguns de seus membros eram cristãos. Em uma dessas conversas, eles falaram sobre a banda The Reign of Kindo e seu recente lançamento, o disco “Rhythm, Chord and Melody”, de 2008, que estava marcada como jazz/rock/pop, fugindo completamente do que o nome METAL do fórum indicava. Ali foi o início de um renascimento musical.

            Tudo começa com alguns acordes de piano. Apenas o piano. Estes acordes me despertaram para um outro lado da música e me fez ver que também existia um mundo maravilhoso fora do metal, apesar de saber de suas origens no blues e na música clássica. Foi então que degustei este álbum sem parar. Quis ainda mais da banda, procurando todos seus lançamentos e os novos que viriam depois.

            O The Reign of Kindo tem uma musicalidade que, para mim, é diferente de tudo o que já ouvi nessa vida. Sequência de notas, melodia vocal, arranjos instrumentais, artes oficiais (capas e pôsteres). Estes detalhes me fizeram renascer musicalmente e ver que posso apreciar outros gêneros musicais SIM. E não espere músicas agitadas ou frenéticas. Você pode até encontrar uma outra mais animada, mas de uma forma geral, a suavidade e tranquilidade predominam.

            As letras do disco falam, principalmente sobre os sentimentos do ser humano: alegria, decepção, raiva, esperança... até mesmo o carpe diem (chorar/aproveitar o dia), gerando o contraste entre o alegre e o sombrio. Essas combinações combinam e intensificam o que o título do álbum ilustra: ritmo, acorde e melodia.

            As cinco músicas que mais me cativam conforme aparecem durante o álbum, apesar de amar este álbum como um todo, são:

  • Moments In Between
  • Breathe Again
  • Nice To Meet You
  • Rhythm, Chord And Melody
  • The Mystery Of Our Day

Deixe que a beleza do The Reign of Kindo te leve para outro mundo e te faça renascer musicalmente, tal qual aconteceu comigo em 2008.

=====



Te convido a assistir e compartilhar o vídeo deste texto no YouTube.

Ouça o álbum completo em:



Tem alguma sugestão e quer que ela apareça no blog? Deixe um comentário aqui ou em alguma das redes sociais!

Facebook: facebook.com/consmemoria
Instagram: instagram.com/consmemoria
Twitter: twitter.com/consmemoria