24 de janeiro de 2021

SLIPKNOT “UNSAINTED” | A Luta Pela Sobrevivência da Mente


 

“Eu nunca vou me matar para salvar a minha alma.”

             Temos vivido tempos sombrios. Tempos em que discussões são polarizadas e tendenciosas. Em meio a toda essa briga, um ser nocivo e silencioso começa a surgir no mais íntimo e, como qualquer animal, acaba sendo alimentado por sentimentos negativos e/ou eventos adversos durante o dia a dia. Essa pequena perversidade, como é dito em muitas revistas e jornais, é considerada o mal do século: a depressão.

            A depressão é uma doença silenciosa que muitas vezes está mascarada em uma pessoa sorridente, que quando se encontra sozinha, vive sentimentos e pensamentos terríveis. Um triste exemplo de alguém que viveu essa doença e tirou sua vida para tentar “salvar sua alma” desta grande tristeza foi o excelente ator e comediante Robin Williams.

            O compositor desta canção e vocalista da banda Slipknot, Corey Taylor, durante anos sempre foi muito aberto sobre essas questões e disse em várias entrevistas sobre as dificuldades em sua vida, sendo uma delas essa silenciosa doença. Antes de escrever esta canção, ele se divorciou após um casamento de 8 anos e viu um de seus ex-colegas, Chris Fehn, ser demitido do Slipknot por conta de intrigas envolvendo acusações acerca de dinheiro e processos judiciais contra a banda. Estes fatores pesaram seus sentimentos.

“Escolha um deus e reze para ele. Você quer a verdade, mas suas histórias não fazem sentido para mim.”

             Existem diversas maneiras de se lutar contra a depressão e, infelizmente, muitas vezes são vendidos milagres para que a mesma suma.  Surgem igrejas que proclamam que ali tem um “deus” que cura, e que a depressão é coisa demoníaca. Fico triste de saber que essas pessoas não conhecem direito a Bíblia e muitos dos heróis da fé.

            Um dos grandes pregadores do cristianismo, Charles Spurgeon (1834-1892), brigou contra esta doença de espírito e, em uma de suas pregações, declarou bem forte sobre este sentimento.

“Eu poderia dizer junto com Jó: 'minha alma escolheu ser estrangulada ao invés da vida.' (Jó 7:15) Eu poderia prontamente colocar mãos violentas sobre mim mesmo, para escapar desta miséria de espírito.”

            Para quem é chamado de “príncipe dos pregadores”, esta frase dita em um púlpito mostra que não existe uma fórmula secreta que tire os pensamentos ruins. Muitos templos que seguem o “evangelho da prosperidade” usam da mentira para convencer as pessoas. Elas mexem com o emocional, com justamente o que lhes é conveniente ao invés do que realmente precisam. 

 “Você tem que mentir se você quer acreditar, mas suas bíblias não funcionam comigo.”

Ahh Corey... a Bíblia não é um grimório (um livro de feitiços) em que você coloca a mão nela, recita algumas palavras e tudo está resolvido. A Bíblia possui ensinamentos dos mais diversos tipos. Existem os bons e os maus exemplos, já que o erro também traz aprendizagem.

            É curioso pensar que a Bíblia é um livro escrito muitos anos atrás por pessoas de diferentes etnias, com diferentes profissões e que viveram em eras distintas, mas no fim o conteúdo acaba se conectando de forma maravilhosa. Nela também vemos outros personagens que sofreram com a depressão, como Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo... até mesmo Jesus!

            Ser um cristão não te exime de doenças ou problemas. A própria Bíblia diz que, por amar e seguir a Deus, enfrentaríamos dificuldades. A diferença nisso tudo é que, por saber e sentir o amor de Deus abraçando a cada instante, enfrentar o problema se torna mais leve, embora ainda seja dolorido. É como uma criança que se machuca e procura sua mãe ou pai para abraçar. Está doendo, mas ela está lá sabendo que está protegida nos braços de quem cuida dela.

“Eu não cheguei tão longe para me afundar tanto. Estou finalmente segurando para deixar ir.”

            A depressão é uma luta diária. Sempre está batendo na sua porta querendo te puxar para baixo. Não podemos baixar nossa guarda e permitir que ela tome conta de quem somos. Existem canais de ajuda, profissionais que cuidam dessa área e estão prontos para te puxar fora deste poço de tristeza.

            Fico feliz que Corey esteja buscando e lutando, de alguma maneira, contra esta doença. Eu ficaria mais contente se ele também tivesse algum apoio espiritual junto, porém ele já deixou claro que não gosta do cristianismo e isto, infelizmente, foi por conta dos piores exemplos que ele teve em sua vida.

            E você que está lendo este texto, se você enfrenta algum tipo de sentimento como este, saiba que tem alguém que olha por você e quer caminhar junto contigo. Deus, por meio de Jesus, quer se conectar com a gente. Ele não promete uma vida sem dificuldades ou problemas, mas ele promete trazer paz ao coração mesmo que tudo esteja difícil, assim como o exemplo que citei antes da criança machucada junto de seus guardiões.

= = = = =

Este texto foi um pedido do meu amigo Pedro Todero, e foi um pedido bem complicado de pensar em cima, mas no fim eu consegui tirar do rascunho, aprender alguma com ele e trazer para a luz do dia.

Quer que a sua sugestão apareça aqui? Deixe um comentário aqui ou vai lá no Facebook, Instagram e Twitter.  

Lembre-se também de assistir a versão em vídeo deste texto no YouTube e se inscrever no canal.

 = = = = =

 Escute a música pelo:

Amazon Music: https://music.amazon.com.br/albums/B07RV4NJ2H

Deezer: https://www.deezer.com/us/track/727923492

Spotify: https://open.spotify.com/track/5mpUKTdskZea0gStWzeHUZ?si=hDUw4hRLSNKHo5OymfFkbQ

YouTube (vídeo clipe): https://www.youtube.com/watch?v=VpATBBRajP8

YouTube Music: https://music.youtube.com/watch?v=XYZue7_NQew

 = = = = =

 Acompanhe as redes sociais:

 Facebook: facebook.com/consmemoria

Instagram: instagram.com/consmemoria

Twitter: twitter.com/consmemoria

Telegram: t.me/consmemoria

 = = = = =

 Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=nTX_MAADFJQ

https://www.songmeaningsandfacts.com/slipknots-unsainted-lyrics-meaning/

https://www.songfacts.com/facts/slipknot/unsainted

https://genius.com/Slipknot-unsainted-lyrics#about

https://slipknot.fandom.com/wiki/Unsainted

https://www.crossway.org/articles/did-you-know-that-charles-spurgeon-struggled-with-depression/

https://www.paho.org/pt/topicos/depressao