18 de fevereiro de 2021

STEVEN WILSON "PERSONAL SHOPPER" | O Consumismo Doentio

 

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

“Compre agora, compre agora, tenha uma vida melhor!
Finalize as transações sem remorso algum.”

            Existem artistas convencionais e existem artistas como Steven Wilson. Este cara bacana está metido em todo canto no meio musical, seja como produtor ou como participante ativo. Embora tenha iniciado sua carreira nos anos 80, o destaque na mídia nos faz voltar aos anos 90 com sua antiga banda, o Porcupine Tree que, apesar dos fãs insistirem pelo seu retorno, não temos sinais de que isso acontecerá tão cedo. Houve alguns relançamentos de discos antigos em 2020, porém o último álbum com inéditas veio em 2009. Aliás, deste álbum tem uma reflexão sobre a música “Time Flies”.

            Por volta de 2008 Steven Wilson lançou seu primeiro disco solo, Insurgents, tentando fugir um pouco do que o Porcupine Tree propunha, porém, como a mente criativa da banda sempre havia sido o próprio Steven, seu estilo de composição solo se assemelhava, inicialmente, com o da sua antiga banda. Isso não o impediu de evoluir e é cada vez mais nítido em cada novo álbum lançado desde então. O auge de sua evolução e composição foi com a música “PERSONAL SHOPPER”, lançada no ano passado, primeiramente como single. Essa música tem até a participação de Elton John em um trecho! Assim como várias músicas que ele já compôs, como por exemplo “Fear of a Blank Planet” (essa também tem reflexão aqui no blog), sempre há alguma crítica ácida. “PERSONAL SHOPPER” não é uma exceção.  

“Compre agora, compre agora, tenha uma vida melhor!
Finalize as transações sem remorso algum.”

            Eu não acreditaria se alguém me dissesse que não gosta de comprar algum mimo para si mesmo. É tão bom se presentear com algo que você quer:  um celular, um carro, uma caixinha de som, um fone de ouvido, uma cafeteira automática...  é normal dar essa “massageada no ego”, mas o problema vem quando isso se torna algo desenfreado.

            Isso se agrava ainda mais quando os responsáveis pelo marketing sabem dessa necessidade e ficam empurrando propagandas que nos estimulam a querer comprar cada vez mais, prometendo uma vida melhor se adquirirmos aquele determinado produto. E muitos de fácil manipulação, acreditando nessas falsas promessas, gastam suas vidas, literalmente, adquirindo estes produtos.

            Apesar de ser um usuário de telefones com sistema Android, eu gosto muito do sistema da Apple, porém me questiono se é realmente necessário gastar, de acordo com opreço estipulado no Brasil, de aproximadamente 10 mil reais em um telefone de lançamento que vem sem carregador na caixa¹. Até existem vantagens em componentes, mas o meu, bem inferior, no qual não foi gasto nem 2 mil reais, cumpre as mesmas funções. O vídeo que fiz para este texto, por exemplo, foi gravado com ele. Isto só me mostra que existe sim a possiblidade de ter itens de boa qualidade sem gastar muito. Trata-se de saber diferenciar necessidade do luxo.

“Compre todas as porcarias que você nunca soube que precisava.
Compre a atualização para competir.”

            Gosto muito do clipe desta música pois mostra como as pessoas ficam doentes em querer consumir cada vez mais. Muitas vezes coisas bobas e sem necessidade porém a compulsão faz com que as mesmas percam suas vidas.

            Perder a vida pode ser tanto no sentido figurado como no real. Pela necessidade de se conquistar algo, apenas por um status, pessoas se endividam com agiotas que, muitas vezes, punem fisicamente o devedor; ou com empréstimos cheios de juros em bancos, não podendo nem se dar o gostinho de fazer uma coisa diferente. Tudo na vida deve vir equilibradamente.

“Apenas continue gastando, nunca se comprometendo.
Acumule mais despesas e preencha aquele buraco.”

            De forma alguma estou condenando a aquisição de qualquer coisa. Isso é apenas uma chamada para enxergar um outro lado da moeda em que podemos ter conforto sem gastar muito. Não há necessidade de gastar em algo apenas porque é bonito, “de marca” e que vai te agregar algum status perante a sociedade. Isso é consumo desenfreado e desperdício.

            Saiba como usar seu dinheiro de forma inteligente, suprindo suas necessidades e permitindo sim, de vez em quando, um luxo para “massagear seu ego”. Mas não deixe que isso se torne uma compulsão e que sua vida se acabe por causa disso.

= = = = =

            Eu não encontrei a tradução desta música em lugar algum sem que tenha sido feita por algum programa de tradução online, então clique aqui para acessar a tradução dela feita por mim e meus dois revisores, Eber e Vini.

Lembre-se também de assistir a versão em vídeo deste texto!

Quer que a sua sugestão apareça aqui? Deixe um comentário aqui, no vídeo ou vai lá no Facebook, Instagram e Twitter.  Deseja continuar recebendo reflexões como essa? Siga a página no Telegram e também se inscreva no canal do YouTube.

E até o nosso próximo texto, continue construindo suas memórias.

= = = = =

Letra original: https://genius.com/Steven-wilson-personal-shopper-lyrics

Escute essa música pelo:

Amazon Music: https://music.amazon.com.br/albums/B0865MQJSL?trackAsin=B0865L23LM
Deezer: https://www.deezer.com/br/track/1217596292
Spotify: https://open.spotify.com/track/3DnsGubynjnIFshrAeyhk8?si=AX4AmCjtTbeVGgqoCZ8vNQ
YouTube (vídeo): https://www.youtube.com/watch?v=sX22dFMSNcg
YouTube (áudio): https://www.youtube.com/watch?v=5rl6Dy430eo
YouTube Music: https://music.youtube.com/watch?v=5rl6Dy430eo


Acompanhe as redes sociais:

Facebook: facebook.com/consmemoria
Instagram: instagram.com/consmemoria
Twitter: twitter.com/consmemoria
Telegram: t.me/consmemoria