30 de novembro de 2018

(SMS) Joey Landreth - Forgiveness

Artista: Mario Sanchez Nevado


É tão difícil falar a verdade
A mantenho bem trancada
Contra a parede
Contra a noite
Não é justo
Não é certo

Não consigo largar sua mão, no entanto.
Não consigo largar sua mão...

   Perdão, eu preciso disso
   Eu gostaria que eu fosse forte o suficiente para aguentar
   Perdão, eu confesso
   Não consigo me virar para a luz

Queimando a vela de ambos lados
É tudo o que consigo fazer
Se eu parar de me mexer
Então as dúvidas aumentam
Bebidas e pílulas
Para limpar a sala

Não deixe minha mão, no entanto
Não deixe minha mão...

   Perdão...

É para mim ou para você ou para eles?
Eu não consigo dizer

   Perdão...

==========

Bom, eu possuo este blog e, também como forma de promovê-lo, criei um perfil no Instagram. Esses tempos fiz uma pesquisa pedindo sugestões de músicas para escrever sobre. Meu primo, Vinícius Duarte, quem sugeriu esta.

Perdão. Todos nós precisamos. O que é perdão? Segundo a primeira definição pelo dicionário Michaelis, é "remissão de uma culpa, dívida ou pena". Porém o perdão, para ser completo, não deve partir apenas de uma pessoa para outra. Ele deve partir principalmente de dentro. Você deve primeiro perdoar a si mesmo para que, então consiga perdoar a outra pessoa. 

Segundo o compositor da música, conforme descrição da música no canal oficial do YouTube, perdoar alguém, você não está garantindo a ela a liberdade do seu julgamento, mas assim se libertando de você mesmo do seu próprio julgamento. Ainda segundo ele, o perdão não é uma coisa que você decide dar ou faz para alguém, mas é um ato que existe completamente como um diálogo interno. É apenas você.

Podemos enxergar dois exemplos de situações diferentes na canção. O primeiro é uma pessoa que está omitindo uma verdade. Uma verdade que traz peso sobre ela, mas tem medo de contar por causa de uma possível consequência. A outra pessoa é alguém que tem algum tipo de dependência, que aparentemente é de algum tipo de droga, mas ela tem medo de largar, porque a fazem esquecer de algo.

Independente do que te faz ter medo de perdoar, principalmente a si mesmo, o perdão é a melhor coisa a fazer. Te faz voltar para a luz. Te faz tirar um peso que faz você perder a vontade de viver.

Eu tenho um exemplo pessoal, bem recente até, onde minha vida só começou a melhorar depois que eu me perdoei do que aconteceu. Estive envolvido em namoro sério com uma moça. Estávamos juntos fazendo planos para nosso futuro, até que ela resolve sumir do mapa sem motivo algum. Por cerca dois meses tentei alimentar algo que não existia mais. Tentei correr atrás dela, mas me esqueci de mim. Esqueci que eu estava machucado. Que eu precisava me perdoar. Tirar de mim a mágoa para que tudo ficasse mais leve. A partir do momento que escrevi uma carta, relatando o que eu sentia e senti, não sei o que significou para ela, mas para mim, foi sentir livre de algo que não me deixava ser quem era. Em um primeiro momento não quis escrever/perdoar. Tinha medo do que poderia acontecer. Não parecia justo o que tinha acontecido e da forma que aconteceu. Por outro lado, me senti renovado. Tudo parecia iluminado.

O perdão pode ser para qualquer um. Porém, principalmente, tem que ser de você para você mesmo.


Fontes:

Imagem:


23 de novembro de 2018

(SMS) Dream Theater - Metropolis pt. 1: The Miracle and The Sleeper

O sorriso da madrugada
Chegou no começo de Maio
Ela levou uma lembrança de minha casa
A noite derramou uma lágrima
Para dizer-lhe do medo
E da tristeza e da dor
Que ela nunca superará

A morte é a primeira dança, eterna

Não há mais liberdade
Os dois de você ficarão confinados a essa mente

Me foi dito que há um milagre para cada dia que eu tente
Me foi dito que há um novo amor para cada outro que já se foi
Me foi dito que não haverá ninguém pra chamar quando eu estiver sozinho e com medo
Me foi dito que se você sonhar com o próximo mundo
Você se encontrará nadando em um lago de fogo

Como uma criança, eu pensei que eu pudesse viver sem dor, sem arrependimentos
Mas como homem, eu descobri que isso é uma disputa comigo mesmo
Estou adormecido ainda que com medo

Em algum lugar como uma cena de uma memória
Há uma imagem que vale por milhares de palavras
Olhares iludidos de faces a minha frente
Que se escondem e nunca serão ouvidas novamente

O engano é o segundo sem fim

O sangue frio da cidade nos ensina a sobreviver
Só mantenha meu coração nos seus olhos e ficaremos vivo

O terceiro chega

Antes que as folhas tenham caído
Antes que fechemos as portas
Deve haver uma terceira e última dança
Esta vai durar para sempre
Metropolis observa e sorri cuidadosamente
Ela está te levando para sua casa

Isso só pode acontecer
Quando o luta entre nossas crianças tiver terminado
Agora o Milagre e o Dorminhoco sabem que o terceiro é amor

Amor é a Dança da Eternidade

__________________________________

Senta que lá vem história. Pra começo, são 9 minutos e meio de música, e até a parte instrumental dela tem algo a contar. Engraçado que esta música, por brincadeira dos músicos, levou o nome "parte 1" e, com isso, mais tarde gerou um álbum todo como "parte 2". Ela foi a primeira música que escutei do Dream Theater, por volta de 2006-2007, apresentada por meu irmão. Na época não tinha nem um pouco de noção do que ela poderia significar.

Uma metrópole, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (app), é uma cidade principal de um país. Da nossa vida, nossa principal cidade é o emocional. Nossa vida é movida por três danças principais. Danças que, de certa forma, moldam o que somos, como pensamos e agimos. O título provisório antes do lançamento, traduzido era algo como "Metrópole em Ruínas". Em seu lançamento temos a definição apenas de "Metrópole parte 1 'O Milagre e o Dorminhoco'".

A primeira dança, como apresentada na música, é a Morte, esta que muda diretamente quem somos. Nos apegamos às pessoas e não queremos nunca perdê-las. É dolorido e gera desilusões, porém nos tornam mais fortes.

A segunda dança é o Engano. Quando criança, e muitas vezes até quando adultos, somos enganados. Pessoas mentem. Nos fazem sofrer por coisas que, às vezes, são insignificantes. E por meio engano, nos tornamos mais críticos. Neste momento, a música prepara a entrada da terceira dança, e entra em sua parte instrumental, que mostra nossa luta, crítica, desconforto e amadurecimento. Até parece que nossa metrópole está querendo sucumbir, como sugeria o título provisório da música.

Finalmente, a última dança, que é eterna: o Amor! Por mais que todos os problemas que enfrentamos, cada um de maneira e formas diferentes, porque somos todos diferentes, o amor trespassa toda e qualquer dor. Todo e qualquer sofrimento. E, se bem cultivado, mesmo depois da morte, o amor nos faz ser lembrados.

'Mas, quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. ' Tito 3:4-7 NVI

16 de novembro de 2018

(SMS) Randy Newman - You've Got a Friend in Me

Você tem um amigo em mim
Você tem um amigo em mim
Quando a estrada à frente parece difícil
E você está milhas e milhas
De sua cama quentinha e confortável
Apenas se lembre do que seu velho amigo disse
Cara, você tem um amigo em mim
Sim, você tem um amigo em mim

Você tem um amigo em mim
Você tem um amigo em mim
Você tem problemas, e eu também
Não há nada que eu não faria por você
Nos mantendo unidos, nós podemos resolver isso
Porque você tem um amigo em mim
Você tem um amigo em mim

Alguns outros caras podem ser
Um pouco mais espertos que eu sou
Maiores e mais fortes também
Talvez
Mas nenhum deles vai te amar
Da forma que eu te amo
E você e eu, cara

E conforme os anos passam
Nossa amizade nunca morrerá
Você verá que é nosso destino
Você tem um amigo em mim
Você tem um amigo em mim
Você tem um amigo em mim




Escrevi sobre essa música lá em 2011, quando ainda era um apenas um jovem mancebo, no auge dos meus 18 anos, e nem tinha ideia do que estava fazendo. Apenas gostava de falar sobre músicas, mesmo sem pensar muito no que vinha por trás nela. 

Esta música, em Português, teve uma boa versão. Difere em alguns pontos da original, mas mantém seu sentido principal intacto, e hoje quero dedicar esta música para um grande amigo meu. Sábado passado ele esteve realizando seu casamento no civil, e hoje, mais tarde, estará em seu casamento religioso. 

Grande e saudoso amigo. Estávamos tentando bater nosso recorde de nos encontrarmos pelo menos uma vez ao ano. Agora, em 2018, foi no mínimo umas 5 vezes HAHAHA. Amigo este que surgiu por conta de um estágio no município, por volta de 2012/2013. Ele cursando Jornalismo e trabalhando na área de Educomunicação (educação e comunicação por meio de rádio/vídeo), e eu Letras, cuidando da biblioteca e auxílio nas matérias de português/inglês. Aliás, o motivo da minha saída daquele lugar imagino ter sido o mesmo que o dele também. Tivemos tanto medo pela nossa vida que não entrava WiFi por qualquer parte de nosso corpo 🤦‍♂️.

Desde aquele dia, apesar de não conversamos sempre, ocasionalmente estávamos/estamos trocando algumas ideias das coisas em comum que gostamos. Sem contar as tentativas de sair para comer nem que fosse um pastel ou tomar um copo de café juntos. Eu sei que posso contar com ele quando precisar, e também sei que ele conta comigo para o que precisa. Tenho tanta certeza disso pois fui escolhido para ser padrinho de seu casamento. A escolha de um padrinho não é uma escolha aleatória. Implica ter um AMIGO, assim como a música traz: amigo que passa por diversos problemas juntos. Podem até haver pessoas mais espertos ou mais fortes, mas com a conexão que o tempo criou, não será qualquer coisa que irá separar.

Paulo, passaram-se anos desde que primeiro nos conhecemos, e hoje, no dia do seu casamento, estamos vivendo mais uma história juntos. Desta vez, espero, não precisaremos correr por nossas vidas HAHAHAHA você tem um amigo em mim. De verdade!


Spotify: https://open.spotify.com/track/6BdR2hI8YFWV0A1hQueN5x
Deezer: https://www.deezer.com/en/track/77442040
Apple Music: https://itunes.apple.com/br/album/youve-got-a-friend-in-me/435330540?i=435330542&l=en
YouTube Music: https://music.youtube.com/watch?v=rYau5qUSHSk
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Zy4uiiy0qgA

Imagem: https://br.pinterest.com/pin/821414419505362672/

9 de novembro de 2018

(SMS) Demon Hunter - I Am a Stone


É difícil dizer que estou de volta em uma linha reta
Veja, meu caminho é na verdade apenas uma linha falha
Está no meu sangue, está em meus pulmões e não morrerá
Eu luto contra estas palavras, eu mordo minha língua para não mentir

Embora seja eu o culpado
Não há mais vergonha em mim
Eu sinto o mesmo
Imune a toda esta dor 
E as cicatrizes não me escrevem uma música de maneira alguma

Eu sou uma pedra, indiferente
Pelo inferno que chove sobre mim
Carne e ossos, indiferente
Eu não serei seu tolo

Tentei enxergar e acreditar no que estava perto
Aceite o queimar de uma semi-vida em vão
E como você apoia sua fé nelas durante uma vida toda
A falsa mentira contra minha esperança que não vou acreditar

Embora seja eu o culpado...
E as cicatrizes não me escrevem uma música de maneira alguma
Não, suas lágrimas não desenharão um caminho para me rastejar

Eu sou uma pedra, indiferente...

As águas crescem sobre meus olhos
Eu vou respirar e sair junto com a maré
E quando você pensar que este é o fim
Você me encontrará lá onde sempre estive

Eu sou uma pedra, indiferente...

De acordo com uma das muitas definições no Farlex Trivia Dictionary, a palavra stone (pedra) vem de uma origem Germânica significando "solidez" ou "endurecimento". O vocalista da banda Demon Hunter, Ryan Clark, em uma entrevista disse que esta música fala sobre os apectos postivios e negativos de uma atitude inflexível/inabalável.

Todos nós passamos por tempos difíceis em nossas vidas. Todos fomos cicatrizados. E com o passar do tempo, começamos a endurecer nossos corações para sentimentos, emoções, falas. É nosso "porto-seguro" contra tudo e todos. Pode até mesmo chover o inferno sobre nós, não irá afetar, porque estamos firmes no que acreditamos ou somos. 

É bom de vez em quando criarmos escudos, sermos introvertidos, não falar muito. Mas não é bom apenas manter para si mesmo. Assim como a última música que analisei, I Walk Beside You (Dream Theater), você poderia e deveria ter alguém ao seu lado para abrir seu coração. Alguém para te puxar pra fora do mar agitado. Não é o fim. Não podemos ser indiferentes para o que acontece ao nosso redor. Claro, não podemos ser tolos de ninguém.

E por último, não seja imune à dor. Ela é quem somos! Assim como escutei amigos falando, cada cicatriz tem uma história. Lembre do passado. É uma lembrança para que não cometamos os mesmos erros no futuro. Respire nova vida.


Fontes:

2 de novembro de 2018

(SMS) Dream Theater - I Walk Beside You

Há uma história em seus olhos
Posso ver a dor por trás do seu sorriso
A cada sinal que reconheço
Um outro me escapa

Me deixe saber o que atormenta sua mente
Me deixe ser aquele que vai conhecer você melhor
Ser aquele que vai te segurar
Quando você sentir que está afundando

Me diga mais uma vez
O que está por trás da dor que está sentindo
Não me abandone
Ou pense que você não pode ser salvo

   Eu caminho ao seu lado
   Onde quer que você esteja
   O que quer que custe
   Não importa quão longe
   Por tudo que pode vir
   E tudo que pode ir
   Eu caminho ao seu lado
   Eu caminho ao seu lado

Convoque seus fantasmas para mim
Descanse seus pensamentos cansados em minhas mãos
Entre nesse local sagrado
Quando todos seus sonhos parecerem quebrados

Ressoe dentro deste templo
Deixe-me ser aquele que entende
Ser aquele que te carrega
Quando você não consegue mais andar

Me diga mais uma vez
O que está abaixo da superfície sangrando
Se você perdeu seu caminho
Eu levarei você a ele

   Eu caminho ao seu lado...

Oh, quando tudo estiver errado
Oh, quando o desespero te cercar
Oh, o sol nascerá novamente
A maré que você nada contra te levará de volta para casa
Então não desista
Não se entregue

   Eu caminho ao seu lado...



Eu tenho um amigo bem próximo que, recentemente, foi surpreendido com um presente que deixou ele sem chão (e imagino que até agora esteja um pouco). Ele é o tipo de pessoa que sempre está disposto a ajudar, e até mesmo  tirar do próprio conforto em favor de qualquer pessoa, seja conhecida ou não. No momento em que ele foi surpreendido com o presente, foi uma das poucas vezes, em aproximadamente 8-10 anos de amizade, que o vi chorar. Tive a oportunidade de morar na mesma casa que ele por cerca de 1 ano e meio, e este tempo foi um grande aprendizado.

Você raramente o verá triste ou abatido. O sorriso é sempre muito presente na vida dele, o que o torna uma pessoa sempre muito querida por todos. Porém, durante este tempo todo de convivência e amizade, ficou mais do que óbvio que ele também é um ser humano que tem suas dores, tristezas, decepções. Fico contente que por conta de nossa amizade, ele abriu mutias vezes suas angústias e pude ser um ombro de confiança. Onde ele "convocou seus fantasmas", assim como diz a música.

Apesar de não morarmos mais no mesmo ambiente, ainda temos uma grande parceria e amizade. Um exemplo irônico disso é, enquanto elaborava este texto, ele me pediu uma ajuda sobre quais opções escolheria durante a formatação do computador dele HAHAHAHA

Todos precisamos de um ombro que podemos confiar e abrir nossos corações. Ninguém é de ferro. Nem mesmo o Homem-de-Ferro. Ele também precisou de alguém para abrir seu coração. Todos temos solução para nossa tristeza, mesmo que não seja imediata: ter alguém para ouvir, ajuda a aliviar a dor.


Lembre de conferir a versão em inglês no Building a Memory.